A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) vem recebendo destaque e reconhecimento em todo o país devido à sólida política educacional. Com uma estratégia operacional baseada em formação, qualificação e especialização, a PMTO tem obtido resultados significativos no aprimoramento de suas operações.

A Polícia Militar tem adotado abordagens de policiamento de proximidade, recobrimento e policiamento especializado, que são os pilares fundamentais de suas ações. Com o intuito de fortalecer esses eixos de atuação, a instituição oferece uma diversidade de cursos, não apenas para os membros da Polícia Militar do Tocantins, mas também para instituições de todo o país.

O eixo de policiamento de proximidade é considerado a essência e atividade principal da Polícia Militar, uma vez que sua principal missão constitucional é realizar o policiamento ostensivo e preventivo para a preservação e manutenção da ordem pública.

Em 2023 foram concluídos os seguintes cursos: Curso de Formação de Praças (CFP); Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP); Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS); Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso de Superior de Polícia (CSP).

O CAO e o CSP contaram com a participação de oficiais dos Estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão e Bahia. Ao final do CSP, os concluintes tiveram a oportunidade de realizar uma viagem de estudo para a Itália, onde puderam aprofundar seus conhecimentos em visita às polícias italiana (Estadual, Penal, Carabinieri e Finanças).

No eixo de policiamento de recobrimento, três importantes cursos foram realizados: Curso de Força Tática no 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM); Curso de Força Tática no 12º BPM e Curso de Patrulha Rural no 2º BPM.

No eixo de policiamento especializado, vários cursos foram oferecidos em 2023, são eles: Curso de Operações de Polícia de Choque (I COPC); Curso de Operações Especiais (II COESP) e Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (IV CIRO).

Além disso, o comando da instituição autorizou a matrícula de policiais militares em diversos cursos em instituições parceiras, como o Curso de Operações de Divisas (COD), Curso de Policiamento Montado e cursos de inteligência, entre outros. O objetivo é buscar, constantemente, o aprimoramento técnico e profissional de todos os membros da PMTO.

Também foram ministrados cursos de qualificação, tais como Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), Patrulha Maria da Penha e Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO).

Para o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, “a constante qualificação é prioridade, uma vez que, se temos uma tropa qualificada, temos um serviço de excelência prestado à comunidade”

Deixe seu comentário