Garantindo a promoção de direitos e cidadania das pessoas privadas de liberdade conforme a Lei de Execução Penal (LEP)Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso do Sistema Penal promoveu entre os dias 4 e 5, um mutirão de assistências aos presos em três unidades penais da região sudeste.

A mobilização ocorreu nas unidades penais de Natividade, Dianópolis e em Taguatinga com entregas de mais de 400 uniformes produzidos com mão de obra carcerária, kits de higiene pessoal, momento espiritual para os presos, além de atendimentos de saúde e assistência jurídica. A ação contou com a presença do secretário Deusiano Amorim, do superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, além de autoridades e parceiros dos Poderes Executivos municipais, Legislativo e Judiciário, secretarias municipais de saúde, entidades religiosas, entre outros convidados.

O secretário da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, reforçou a importância de ações como essa para oportunizar a ressocialização e exaltou o compromisso da polícia penal com a humanização da pena. “Todos somos responsáveis pela segurança e com o trabalho conjunto da polícia penal, da sociedade civil e dos órgãos dos três Poderes, tem surtido efeitos positivos e mudanças significativas na execução penal no estado. A Polícia Penal trabalha diariamente para proporcionar, de fato, uma ressocialização e o Governo do Tocantins está empenhado neste sentido”, frisou.

Presente na ação, o superintende, Rogério Gomes, agradeceu aos parceiros e falou da atenção da Polícia Penal na oferta da escolarização e do trabalho aos presos que estão a um passo da sociedade e a participação do Estado e dos municípios na garantia dos direitos das pessoas custodiadas a cargo da Polícia Penal tocantinense.

Mutirão multi assistencialista

O mutirão representa um compromisso coletivo de iniciativas que impactam positivamente na ressocialização de pessoas privadas de liberdade, ofertando apoio emocional, espiritual e entregando itens de uso pessoal que viabilizam o autocuidado e atendem as necessidades diárias dos presos.

A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso do Sistema Penal responsável pela ação, Sandra Veloso, falou que ações como essa são feitas às várias mãos. “Aqui há vidas e não apenas números, e quando ocorrem mutirões multi assistenciais como esse, significa um olhar humanizado e de respeito a essas pessoas e que seus direitos e dignidade precisam ser mantidos. Ações como essas vão além de entregas, representam dignidade, cuidados e autoestima e estamos fazendo cidadania e investindo em um ser humano que vai retornar para a sociedade”, declarou.

Deixe seu comentário