A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na manhã da sexta-feira, 02, uma reunião para alinhar a continuidade das ações de mobilização social, da Sala Estadual de Combate ao Aedes. O evento ocorreu no auditório do Ministério da Saúde, em Palmas, e encerrou a Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, ocorrida de 28 de novembro a 02 de dezembro.

“Contamos com a presença de diversos órgãos, empresas e instituições que apresentaram o seus respectivos planos individuais voltados ao manejo integrado de vetores. Isto é, o plano de trabalho sobre como cada representante poderá contribuir para a prevenção e controle das arboviroses urbanas”, explicou a responsável pelo controle vetorial e coordenadora da Sala Estadual de Combate ao Aedes, Renata Ribeiro da Silva Braga.

Renata ressaltou a importância das ações contínuas de prevenção. “Sabemos que para surtir efeitos precisamos elaborar estratégias a médio e longo prazo, que sejam integradas com os diversos órgãos e instituições, tanto públicas como privadas com interface com o problema das arboviroses urbanas, todos são corresponsáveis por estas ações, não só o setor Saúde”, disse.

A enfermeira Catilena Silva Pereira Santana, representante da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apresentou o plano de trabalho da Instituição para o ano de 2023. “Muitas pessoas ainda não se deram conta do risco que a dengue e as outras doenças oferecem e continuam descuidadas, mantendo o perigo existente no quintal de suas casas. Para driblar esse problema, estratégias devem ser elaboradas, e as instituições de ensino superior também tem sua contribuição na educação e difusão dessas informações, bem como formular estratégia com o Corpo Docente, discente e técnico-administrativos para  melhor conscientizar sobre essas doenças”, disse.

A universidade irá trabalhar com a promoção de palestras informativas em escolas e universidades, através da criação de projeto de extensão; realizar força-tarefa de limpeza em locais públicos, em culminância com as ações preestabelecidas com os municípios, além da distribuição de panfleto e sacos de lixo; realizar peças teatrais educativas em feiras e eventos da Universidade, ações de comunicação com cards trimestrais da Diretoria de Comunicação, com lembretes, no whatsapp e e-mails institucionais sobre os cuidados com quintais, acúmulo de água parada, cuidados com reservatórios de água e o condicionamento correto.

Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Segurança Pública, Superintendência do Ministério da Saúde,  BRK Ambiental, Unitins, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, Secretaria Municipal de Palmas e  áreas técnicas da SES-TO.

Semana Estadual

A Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas contou com ações educativas e de mobilização social em todo o território tocantinense, em parceria com os municípios e diversos órgãos e entidades parceiras. A ação foi coordenada pela Gerência de Vigilância das Arboviroses (GVA) da SES-TO.

Deixe seu comentário