A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza na segunda-feira, 03, um treinamento sobre ‘Acolhimento ao Público, humanizando o atendimento’ para os servidores do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Palmas. O objetivo da capacitação é aprimorar os cuidados dos profissionais de saúde para o acolhimento da pessoa com deficiência.
Já foram capacitados os servidores do Serviço Especializado em Reabilitação de Araguaína e Porto Nacional. “A intenção é contribuir para o aprimoramento do processo de trabalho em todas as unidades de reabilitação, fortalecendo a atenção à saúde da pessoa com deficiência, por isso estamos capacitando os profissionais porque acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os nossos serviços de saúde”, destacou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD/SES-TO), Thaís Farias.
A capacitação está sendo ministrada pela diretora de Assistência Especializada em Reabilitação, Suzi Américo que explicou qual o principal objetivo da qualificação. “Queremos que os profissionais compreendam a importância de entender o contexto das pessoas com deficiência e as barreiras que cabem a nós eliminar ou diminuir para todas tenham um atendimento humanizado, entendendo o seu papel dentro desse contexto e efetivamente acolhendo os pacientes que chegam até as unidades”.
“Apesar de termos um atendimento qualificado, com excelentes profissionais entendemos que acolher vai muito além desse atendimento é uma escuta qualificada onde o paciente se torna protagonista do serviço ofertado, tendo as necessidades do paciente como norteadora das ações a serem executadas”, afirmou a gerente do CER III de Palmas, Raidênia Oliveira.
A fisioterapeuta, Cristiane Costa Fernandes de Sousa, que atua na unidade desde a implantação do serviço em 2010 aprovou a iniciativa. “Nunca tivemos uma capacitação em acolhimento e nós que estamos no serviço há muito tempo vemos a necessidade dessa qualificação, pois hoje não podemos mais falar apenas em atendimento qualificado, ainda mais quando falamos de pessoas com necessidades especiais, acolher é olhar a essência do outro, ter um olhar humano para o paciente e seu familiar e na verdade isso é o que mais importa no atendimento do Sistema Único de Saúde”.
Rede de cuidados
No Tocantins, a rede de cuidado da pessoa com deficiência está presente em todas as regiões de saúde e se localizam nas seguintes cidades:
Centro Especializado de Reabilitação de Palmas – Situado na Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-02, ao lado da Casa de Apoio Vera Lúcia / Telefone: (63) 3218-1750. Após encaminhamento do médico, o usuário irá procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Este CER atende a região de saúde do Capim-Dourado, Ilha do Bananal e Cantão.
Serviço Especializado de Reabilitação de Araguaína – Situado na Rua Professora Maria Lina – Quadra 13, sem número, Setor Anhanguera/ Telefone: (63) 3411-2938. Atende as regiões de saúde Médias e Norte Araguaia, Bico do Papagaio, Cerrado do Tocantins Araguaia.
Serviço Especializado de Reabilitação de Porto Nacional – Situado na Avenida Murilo Braga, nº 1.592, Centro / Telefone: (63) 3363-8449. Atende a região de saúde Amor Perfeito e sudeste.
Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Colinas – Situado na rua: 14, Quadra 03, sem número, Setor Oeste / Telefone: (63) 3476 – 1471. Atende as regiões de saúde do Cerrado Tocantins, Médio Norte Araguaia e do Bico do Papagaio.
Deixe seu comentário