O projeto de pesquisa intitulado o “Impacto Funcional e Reabilitação em pacientes Pós-Covid-19” está sendo desenvolvido pela professora doutoranda Janne Marques Silveira, sob orientação da professora Dra. Ada Clarice Gastaldi, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional de Gurupi (HRG).
O objetivo é avaliar o impacto funcional, a qualidade de vida e a eficácia do protocolo de reabilitação pulmonar para pacientes com diagnóstico de Covid-19 que ficaram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos leitos clínicos do HRG.
A pesquisadora, doutoranda Janne Marques Silveira, ressalta que a parceria entre as instituições de ensino superior Universidade UnirG e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, juntamente com o HRG e Isac, foi importante para o desenvolvimento do estudo, e contribuiu para o desenvolvimento de um protocolo específico de reabilitação para pacientes pós-Covid-19, neste cenário atual de pandemia. “Muitos estudos ainda precisam ser realizados e o HRG é um local adequado por ser referência na região Sul do Estado”, destaca.
Para o diretor geral do HRG, Fernando Mota, é importante o desenvolvimento da pesquisa no hospital, pois haverá desdobramentos, ajudando no processo de reabilitação dos pacientes de alta da UTI COVID e dos leitos clínicos.
Segundo a coordenadora do NEP, a enfermeira Nicoly Aguiar, atualmente a produção acadêmico-científica em âmbito hospitalar está fortemente associada à posição de excelência dos hospitais. “Os hospitais com equipes mais engajadas com a produção de conhecimento científico e o desenvolvimento de novos conhecimentos, inovações e aprendizagem, tendem a apresentar posições de referência e de maior reconhecimento em qualidade na saúde”, avalia.
O projeto de pesquisa também foi submetido à Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES-TO) e foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em agosto do ano passado.
Deixe seu comentário