A Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) até o dia 30 de junho. A decisão segue a orientação do governo do estado do Tocantins, devido à baixa cobertura vacinal em todo o estado.
A campanha visa vacinar crianças menores de cinco anos que ainda não foram imunizadas ou que estão com a caderneta de vacinação incompleta. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil.
As crianças devem receber três doses da vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida como “gotinha”. A cobertura vacinal da VOP foi baixa em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. No Tocantins atingiu apenas 6,91% em todo o estado, com somente 6.509 doses aplicadas das 94 mil necessárias.
Em Gurupi, 611 crianças foram imunizadas com a gotinha. Segundo a coordenadora de imunização, Nara Noleto, a meta é imunizar cerca de cinco mil crianças no município. “É essencial que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas para garantir a proteção contra a poliomielite, uma doença perigosa e que precisamos manter inativa em nosso país, e a vacina é a única forma de prevenção”, ressaltou Nara Noleto.
Os pais e responsáveis devem levar as crianças a uma Unidade de Saúde da Família (USF) com a caderneta de vacinação para que possam receber as doses necessárias. As unidades de Saúde de Guurpi funcionam das 07h às 19h.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia muscular e até à morte em casos graves. A vacinação é a única forma de prevenção eficaz contra a doença.
Deixe seu comentário