O usuário do SUS que precisar de atendimento médico especializado encontra esse serviço em Gurupi, por meio da Telemedicina. Implantada na rede de saúde municipal em agosto de 2022 com o intuito de ofertar um serviço de saúde de qualidade na rede municipal de Gurupi, ampliando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de especialistas, a Prefeitura oferece o serviço de Telemedicina.
Em 2022, o serviço iniciou com sete especialidades e este ano ampliou a oferta e incluiu mais 3 especialidades para o público infantil e 2 para adultos. “ Até ano passado tínhamos neurologia pediátrica e adulto, cardiologia adulto, pneumologia adulto, endocrinologia adulto, reumatologia adulto e psiquiatria clínico. Este ano foram acrescentadas mais cinco especialidades: endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e adulto, pediatra e infectologista”, informou a técnica de enfermagem, Luzenilza Asevedo, responsável pelo serviço.
Para ter acesso a Telemedicina, o paciente precisa ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF), como explica a médica Tássia Dimas. “ A porta de entrada é a USF, esse paciente precisa passar pelo atendimento na unidade de saúde dele e após ser encaminhado e agendado, vai passar pela triagem e depois inicia-se o atendimento com o médico online”.
Mãe de uma criança que está sendo atendida por meio da telemedicina, Cleide Souza dos Santos, diz que o serviço tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida do filho. “ É a terceira consulta dele com a neurologista e tem ajudado muito, pois um acompanhamento desse particular sairia muito caro”, avaliou.
Atualmente são realizados em média de 80 atendimentos mensais. As consultas acontecem as terças e quintas-feiras na Unidade de Saúde da Família do Sol Nascente. Durante toda a consulta o paciente é acompanhado por uma das médicas que atendem no programa. “ Fazemos essa ponte entre o especialista e o paciente, passamos o caso, realizamos exames físicos e o acompanhamento presencial durante todo o atendimento”, concluiu a médica.
Para a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, o serviço foi um passo importante para os avanços de melhorias na saúde pública do Município. “ A Prefeita tem essa preocupação de buscar sempre o melhor para nossos cidadãos, especialmente na área da saúde e a telemedicina veio para facilitar o acesso daqueles que não tem condições de arcar com os custos de um especialista na rede particular e com a telemedicina esse atendimento é mais rápido, não precisa ficar numa longa fila de espera”, destacou a secretária.
Deixe seu comentário