Faltando pouco mais de dez dias para o início da maior feira agrotecnológica da região Norte do país, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) está com os preparativos para a realização da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) bem adiantados. A Agrotins acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
Para o secretário da Seagro, Jaime Café, “este ano o que mais nos impressiona é a imponência das estruturas que estão sendo montadas pelas empresas participantes. As mais diversas marcas que expõem seus produtos na Agrotins estão fazendo um investimento em seus estandes extraordinário. A gente credita esse avanço em virtude do grande momento que vive o agro brasileiro. Compensa em investir no agro, afinal é uma atividade que não parou durante esse tempo de pandemia. O agro deu uma resposta fantástica no que diz respeito a produção de alimentos, dando condições para que a nossa balança comercial se mantivesse positiva”, explica o secretário.
A estrutura geral da feira já está sendo montada e de acordo com a organização do evento, os pavilhões que compõem a estrutura que o Governo do Estado tem dentro da feira, já estão em processo adiantando de montagem, bem como os espaços dos estandes dos expositores.
Segundo o Diretor de Agrotecnologia da Seagro, Fernando Garcia, “o ritmo está muito bom, os expositores já estão no parque montando seus estandes e deixando tudo preparado para o início da feira no dia 10, de forma organizada. Nós da Seagro também estamos trabalhando na montagem dos nossos estandes, organizando os espaços que serão utilizados tantos pelos expositores quanto pelos visitantes”, explica.
De acordo com regulamento da feira, a montagem dos estandes precisa ser finalizada até o dia 6 de maio. “A montagem dos estandes já estão bem avançadas, a pedido da Seagro, grande parte dos expositores foram com antecedência levando suas equipes de montagem e seguindo o nosso regulamento. Temos uma equipe de fiscalização da Seagro que tem como objetivo acompanhar os trabalhos de estruturação da feira. Cada um trabalhando em prol de fazermos um excelente evento”, ressalta Fernando Garcia.
O evento que tem como objetivo levar tecnologia e conhecimento para que os produtores tenham uma condição de optar por decisões acertadas para os seus negócios. “Temos novidades esse ano. Uma empresa alemã irá participar demonstrando as vantagens do agroextrativismo no Tocantins, levando informações e novas tecnologias para os produtores de algumas regiões especiais poderem, através do agroextrativismo, levar mais uma opção de renda para essas famílias de pequenos agricultores que vivem nas regiões como o Bico do Papagaio, o Jalapão, a região dos quilombolas e também o Cantão”, ressalta Jaime Café.
A Agrotins 2022 contará com uma exposição de equipamento extração de óleos de vários tipos de sementes para que os pequenos agricultores possam fornecer essências, como por exemplo, a Natura, que é uma empresa parceira da área da produção de cosméticos, como também para as indústrias de fármacos e indústrias alimentícias. A feira terá ainda a exposição de máquinas para retirada da castanha do Baru, que normalmente é feita por grande parte dos pequenos agricultores de forma manual. “Queremos apresentar essa tecnologias para os nos pequenos e grandes agricultores a fim de ajudar de alguma forma a alavancar os seus negócios”, finaliza o secretário Jaime Café.
Agrotins
A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.
Fotos: De acordo com regulamento da feira, a montagem dos estandes precisa ser finalizada até o dia 6 de maio
Deixe seu comentário