Na noite de ontem, 25, foi realizada a abertura oficial da Gurupi+Tech/ 9ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade de Gurupi – UnirG reunindo autoridades de Gurupi e do Estado, parceiros do evento, professores, acadêmicos das Instituições envolvidas, e os gestores da UnirG. O evento segue até amanhã, 27, no campus Jacinto Nunes da Silva, campus I e nesta edição o tema é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Entre os presentes estiveram a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a reitora, Drª Sara Falcão, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, além do reitor da Unitins, Augusto Rezende, secretário executivo do Estado, Milton Neres, secretária municipal de ciências e tecnologia, Talita Pereira, diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, e autoridades local.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, relembrou a criação da UnirG, em 1985, quando ele ainda era criança, ano que a Instituição foi criada e chamava-se Fafich. “Naquela época não se imaginava que Gurupi iria se transformar na capital do conhecimento. Nós precisamos constantemente ter pessoas ousadas para obtermos uma sociedade desenvolvida, tecnologicamente ou humanamente, para ser mais justa a todos”, afirmou Pegoraro.

O professor acrescentou ainda que todo esse ecossistema construído ao longo desses anos, tornou Gurupi atualmente a ser uma potência. “Todo esse trabalho resultou para conseguirmos captar recursos, junto ao Governo Federal por meio de um projeto, o financiamento de mais de R$ 4 milhões. Essa verba será destinada para a construção do primeiro centro de inovação da cidade, que será utilizado por todas as Instituições de Ensino Superior, como também para toda a comunidade. Esse centro irá gerar cada vez mais negócios inovadores e assim destacar ainda mais Gurupi nesse cenário de tecnologia e inovação. Parabenizo o governo municipal e todos os parceiros pela ousadia”, destacou o pró-reitor.

A reitora agradeceu a oportunidade de sediar mais uma edição da Sicteg. “É gratificante realizar mais uma vez esse evento que respira ciência, inovação e tecnologia. Desejo que todos aproveitem a extensa programação que abrange as mais diferentes áreas de conhecimento. Essa é a oportunidade de enriquecimento intelectual para toda a comunidade acadêmica”, destacou Sara Falcão.

O presidente da Fundação UnirG também aproveitou o momento para agradecer os servidores envolvidos na organização da feira, além dos parceiros e expositores pela confiança na Instituição. “Tudo foi feito com muito carinho para que se sintam em casa. Convidamos a todos para assistirem as palestras que trazem profissionais experientes e renomados nacionalmente nas variadas áreas do conhecimento”, disse Miranda.

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, ressaltou a felicidade de estar reunido em prol do desenvolvimento social. “É muito bom discutir tecnologia onde acontecem diversas ações pontuais com o intuito de fortalecimento do desenvolvimento regional, unindo as entidades envolvidas. Quero destacar esse trabalho conduzido pelas academias que se reúnem anualmente para pensar no futuro da região”, disse Ramos.

O governador Wanderley Barbosa foi representado pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, que parabenizou a organização da feira. “Ao chegar já nos encantamos com a estrutura do local e pelo desafio do protagonismo liderado pela gestão municipal, em reunir treze grandes Instituições, com todas as suas finalidades e diferenças a cumprir, em prol de promover este grandioso evento. Ter esse olhar amplo da administração pública faz com que Gurupi seja destaque no Tocantins, pela ambiência no desenvolvimento da ciência e tecnologia do nosso Estado”, destacou Rezende.

A prefeita de Gurupi destacou o fato do evento ser sucesso pelo fruto das parcerias, entre prefeitura, governo do estado, instituições de ensino superior e setor privado. “Gurupi tem abraçado as oportunidades com coragem e determinação. Somos uma cidade que reconhece a importância da inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida dos gurupienses e moradores da região sul e de todo o Estado. Não devemos esquecer que o primeiro evento surgiu há 09 anos, idealizado de mentes brilhantes e regionais. Agradeço a todos que abraçaram a ideia de estarmos juntos nesse ambiente de ciência, tecnologia e inovação onde empresários acreditaram no potencial dessa feira da ciência”, finalizou a Josi Nunes.

A Semana Integrada é reconhecida como a maior feira científica, tecnológica e de inovação do Tocantins, tornando-se a Gurupi + Tech, se adaptando às demandas do mundo moderno. O evento ganhou um formato mais digital, abrindo portas para uma maior integração entre instituições de ensino superior, a comunidade de Gurupi e da região sul do Tocantins.

A Gurupi+Tech/9ª Sicteg continua com a programação durante todo o dia. Para saber mais acesse o site http://gurupimaistech.gurupi.to.gov.br/ e confira todo o evento.

Deixe seu comentário