A Universidade de Gurupi – UnirG comemorou neste sábado, 19, o aniversário dos 37 anos da Instituição. Para celebrar foi realizada uma ação voltada para a comunidade, o Reunirg, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, com a promoção de vacinação contra a Covid-19, brincadeiras, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, saúde bucal, orientação jurídica, entre outros. O evento ocorreu durante todo o dia, no campus Jacinto Nunes da Silva.
Entre os presentes estavam a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o vice-prefeito, Gladson Nato, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a reitora Drª Sara Falcão, o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Teixeira, a pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, o pró-reitor de pesquisa e pós graduação, Drº Fábio Pegoraro, além de vereadores, secretários municipais, professores, acadêmicos e servidores administrativos da Instituição.
A solenidade iniciou com a homenagem ao pai de Josi Nunes e ex-prefeito da cidade, fundador da UnirG, passando a chamar o campus I para campus Jacinto Nunes da Silva.
“É uma honra muito grande ver a UnirG com tantas conquistas e por eu ter participado desde o seu início. Acompanhar essa evolução é emocionante, além de ter o nome do meu pai sendo homenageado. Na época em que a Instituição foi criada o objetivo era trazer o desenvolvimento para Gurupi, e hoje ela desenvolveu também a região sul e todo o Tocantins. Ao torná-la Universidade, a UnirG é desejada pelos municípios que querem uma unidade em suas cidades, exatamente pela credibilidade e pelo reconhecimento”, destacou Josi Nunes.
Segundo o secretário municipal de educação, Davi Abrantes, a UnirG é uma potência educacional, uma referência em todo o Tocantins. “A maioria dos profissionais que atuam em Gurupi foram formados pela Instituição, o que traz a certeza de que o trabalho tem sido desenvolvido com sucesso. Os frutos são vistos ao longo desses 37 anos, resultando em grandes profissionais nas diversas áreas, espalhados pelo país, confirmando a excelência da UnirG”, falou Abrantes.
Para o presidente, a UnirG foi um presente do ex-prefeito Jacinto Nunes para a população gurupiense. “Como se trata de uma Instituição pública municipal, nada mais justo do que fazer uma festa para os donos da UnirG, os gurupienses. Realizamos os atendimentos com os cursos, prestando serviço de formação como também atendendo as pessoas e assim, capacitando os nossos alunos. Nossa intenção é preparar nossos acadêmicos para o mercado de trabalho, contando ainda com parceiros que vieram reforçar nossa intenção”, acrescentou Miranda.
“Minha palavra é gratidão, ao ver a UnirG avançando em um momento muito difícil. Sabemos do amor que nossa Instituição tem pela nossa comunidade, por isso, mostramos com essa ação, proporcionar o que temos de melhor para a comunidade. Temos como meta trazer ainda a Medicina Veterinária, expandir os cursos de Paraíso do Tocantins, para que mais pessoas sejam alcançadas pela Universidade. O aniversário é da UnirG, mas nossa intenção sempre é presentear à população”, finalizou a reitora.
O evento contou ainda com o apoio do Sebrae Gurupi, Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Sine, Secretaria Municipal de Saúde – Semus e a empresa Tô no Lucro.
37 anos de história
Em 1985, a então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), iniciou as atividades com apenas dois cursos: Direito e Pedagogia. Atualmente são 18 cursos e é considerada a única Universidade exclusivamente tocantinense, pública municipal.
A Universidade de Gurupi – UnirG conta com cerca de 4 mil alunos, 230 professores, mais de 400 servidores técnico-administrativos.
Ao longo desses 37 anos formou aproximadamente 30 mil profissionais, além de ter um novo campus de Medicina na cidade de Paraíso do Tocantins.
Deixe seu comentário