Um momento de conhecimento, aprendizado e diversão. Assim foi o “Cuida Doso”, atividade realizada pelo Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Gurupi nessa terça-feira, 1º, no auditório do Centro Administrativo da Universidade de Gurupi (UnirG).
Promovido para estudantes da Universidade da Maturidade da Unirg e às pessoas que frequentam as atividades desenvolvidas no Centro Cultural Municipal Mário Cunha, o evento foi uma celebração ao Dia Nacional e Internacional das Pessoas Idosas, comemorado anualmente no dia 1º de outubro.
A coordenadora do Nuamac de Gurupi, defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, lembra que é o segundo ano que o Núcleo realiza o “Cuida Doso”. “Buscamos proporcionar aos idosos um momento de aprendizado e conscientização, oferecendo a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre saúde, direitos e o bem-estar que desejam alcançar. Queremos continuar com essa iniciativa, pois, além de educar, ela proporciona momentos de alegria, diversão e empoderamento”, destacou.
A coordenadora da Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG), Ceila Milhomem, comentou sobre a colaboração com a Defensoria Pública, que teve início no ano passado. “Desde o convite para participarmos do evento, nossa parceria se fortaleceu cada vez mais. Muitos idosos têm várias necessidades, mas desconhecem seus direitos. Com essa parceria, eles têm a oportunidade de conhecer seus direitos e saber onde buscar apoio”, declarou.
Educação em direitos
Um dos palestrantes do evento, o geriatra Diego Lorenzi Agnolim reforçou a importância de todos adotarem hábitos saudáveis para garantir qualidade de vida na terceira idade. “A tecnologia, apesar de facilitar nossas vidas, nos distancia da atividade física, o que impacta negativamente nossa saúde. Então busquem caminhar, comer bem, beber bastante água, descansar. Pensem em vocês em primeiro lugar e, principalmente, sejam felizes”, destacou o Médico.
Em sua palestra, o titular da Vara de Violência Doméstica e Tribunal do Júri da Comarca de Gurupi, juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, abordou a desigualdade enfrentada pelos idosos no Brasil e destacou a necessidade de se ampliar o acesso a serviços de saúde, educação e projetos sociais. “No Brasil, a vida é difícil em todas as fases: na infância, na juventude e, especialmente, na velhice, quando mais precisamos de cuidados. A desigualdade afeta profundamente os idosos, tornando essa fase da vida ainda mais desafiadora”, afirmou o Magistrado que orientou, também, sobre a busca de ajuda e defesa de direitos.
A programação do evento contou ainda com aula de ginástica laboral e apresentação da Banda do Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva.
Parcerias
O evento que contou com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), teve como parceiros a Universidade UnirG, da Secretaria de Cultura e Turismo de Gurupi, do Colégio Militar Presidente Costa e Silva, entre outras entidades culturais.
Deixe seu comentário