Utilizando material reciclado e técnicas de colagem e dobradura, adolescentes produziram os próprios presentes do dia das mães Créditos: João Pedro Gomes/Governo do Tocantins

Com a chegada de uma das datas mais comemoradas do ano, o Dia das Mães, a Unidade de Semiliberdade Masculina (USL) de Gurupi, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), promoveu a confecção de porta-retratos e embalagens para presentes feitos à mão pelos adolescentes em cumprimento de medida para presentear as mães.

A oficina integra o Projeto “Artesão do Futuro” executado pela Seciju na Unidade Socioeducativa desde 2021 e durante a entrega às mães, foi realizado um café da manhã para servidores, adolescentes e familiares.

De acordo com o chefe da Unidade, Ricardo Figueiredo, ações como essa servem para fortalecer o cumprimento da medida socioeducativa com a participação dos familiares. “Esse trabalho visa fortalecer o vínculo familiar dos socioeducandos e de seus familiares, e essas ações vêm para demonstrar carinho por meio de pequenas atitudes, como a entrega de presentes”, disse.

Um dos responsáveis por essa oficina, o agente de segurança socioeducativo Kesley Ronnie pontuou que os adolescentes participaram de todo o processo de criação. “A ideia inicial é que seria algo simples produzido com o material que tínhamos na Unidade e de baixo custo. Depois, seguimos com a ideia da pintura feita pelos adolescentes sob a supervisão da agente socioeducativa, Queila de Sousa, utilizando as técnicas de dobra e de colagem que os adolescentes já conhecem”, explicou.

Deixe seu comentário