O governador Wanderlei Barbosa esteve em Brasília na última quarta-feira, 17, onde foi recebido pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Alexandre Padilha. O objetivo do encontro foi viabilizar uma operação de crédito junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), no valor de até US$ 200 milhões. Esses recursos serão destinados ao Programa Tocantins Produtivo, voltado para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade ambiental do estado.

O Tocantins Produtivo, gerido pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), em parceria com outras secretarias estaduais, visa beneficiar os 139 municípios do estado. As ações do programa estão alinhadas com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente em áreas como erradicação da pobreza, agricultura sustentável e ação contra as mudanças climáticas.

O governador Barbosa destacou a importância do apoio do Governo Federal para concretizar o empréstimo, ressaltando que o Tocantins Produtivo tem abrangência interestadual e está alinhado com as políticas públicas prioritárias para o país.

Segundo o secretário da Seplan, Sergilsei Moura, o processo para a realização da operação de crédito está 60% concluído e conta com o apoio do ministro Padilha para agilizar as próximas etapas junto à Comissão de Financiamentos Externos e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Acompanharam o governador na audiência a senadora Professora Dorinha, o deputado federal Ricardo Ayres, além de secretários estaduais e representantes do governo em Brasília.

Sobre o Tocantins Produtivo

O projeto Tocantins Produtivo concentra suas ações em três componentes: recuperação e manutenção da infraestrutura rodoviária estadual, desenvolvimento rural sustentável e desenvolvimento regional sustentável através do turismo. As medidas visam ampliar a conectividade entre as regiões do estado, promover a agricultura familiar e fortalecer o turismo rural, especialmente nas regiões do Jalapão e Serras Gerais.

Deixe seu comentário