Com o intuito de democratizar a oferta de atividades físicas e de lazer para toda a população gurupiense, como uma política de saúde, o projeto Vida Saudável – esporte, lazer e cidadania, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, vem realizando ações em vários bairros da cidade. Desta vez, os moradores do centro de Gurupi receberão atendimentos gratuitos. A ação será no dia 20, das 08 às 11h, no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula.
Entre as ações que serão desenvolvidas no dia, estão: aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, avaliação física, orientações em saúde, nas áreas da odontologia, nutrição, medicina e práticas esportivas.
Segundo o coordenador do Projeto Vida Saudável, o professor Me. Eduardo Miranda, nesta ação os atendimentos serão realizados em parceria com a Unidade Básica de Saúde João Manoel dos Santos – UBS, Residência em Medicina de Saúde da Família e Comunidade da UnirG.
“Uma das metas do projeto é fortalecer os atendimentos à comunidade junto com as UBS’s. Queremos atender um público na facha etária entre 40 e 70 anos que tenha algum tipo de comorbidade, como obesidade, diabetes e hipertensão. No dia 20 o lançamento do Vida Saudável será feito na Unidade de Saúde localizada na rua 06”, disse Miranda.
De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade da UnirG, Drª Marcela de Souza Sotto Mayor, está sendo feito um levantamento para que os atendimentos, inicialmente, sejam direcionados para os pacientes que estão acima do peso.
“Vamos convidar esses pacientes para participar da ação, que terão a avaliação com nutricionista. Se eles tiverem interesse em aderir ao projeto, receberão o acompanhamento dos profissionais, médico, nutricionista e educador físico, para que sejam motivados a cuidar da saúde”, explicou.
A professora disse ainda que o acompanhamento persistirá até o final do ano, quando serão premiados os que alcançarem a meta. “Queremos conseguir melhorias na qualidade de vida dessa população. Sabemos que a obesidade é uma doença, que vem aumentando e causando várias comorbidades que levam até a óbito”, disse.
Esta é a última ação do semestre do projeto Vida Saúde com as UBS’s. Em agosto, as ações retornam nos Setores Campo Bello e Casego.
Deixe seu comentário