Com o objetivo de intensificar as ações de fortalecimento emocional com foco nos profissionais da educação e nos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), está promovendo o 2º módulo da formação continuada “Emoções em Ação”.
Nesta quinta-feira, 25, alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, no setor Pedroso, participaram de uma palestra com o empreendedor social, Ricardo Ribeirinha, da empresa Recriar Vida.
Em forma de bate-papo com os alunos, Ribeirinha explanou sobre suas experiências de vida e sobre os desafios enfrentados com o abandono materno. Ele ressaltou como o fortalecimento emocional e o reencontro com o amor ao ser adotado foram fundamentais para superar os obstáculos.
O empreendedor social frisou que para haver uma sociedade forte, as pessoas precisam estar felizes. “O fortalecimento socioemocional é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças. Temos vivido tempos de tragédias emocionais no Brasil em todas as áreas. E esse fortalecimento das emoções é uma ferramenta assertiva na qual dá o equilíbrio e maturidade para essas crianças se posicionarem na sociedade”, comentou.
Ribeirinha destaca ainda que no campo educacional, o fortalecimento socioemocional irá prepara-los para absorver conteúdo. “Ninguém em sofrimento emocional tem condições de absorver conteúdo. Então nosso objetivo é trazer essa temática para a escola e mostrar que a sala de aula é algo importante e que eles precisam estar preparados. Para isso, temos várias ferramentas na qual estamos trabalhando com os alunos e com mais de 800 professores, equipes diretivas, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e todos os profissionais da educação, com especialistas no assunto levando estratégias para aliar ferramentas emocionais à Pedagogia”, afirmou.
O secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, ressaltou a importância da formação visando o cuidado com as emoções das crianças e dos profissionais da educação. Ele destaca que essa iniciativa irá contribuir para um ambiente escolar mais saudável e para o desenvolvimento educacional de qualidade.
O diretor da Escola Gilberto Rezende, Arizomar dos Santos Souza, ressaltou a importância do tema da formação voltado para as emoções. “Acredito que esse seja o tema mais importante, não só para as escolas, mas para toda a comunidade em geral. As emoções devem ser trabalhadas para que aprendamos a conviver bem com nós mesmos e com o próximo. É importante esse trabalho de fortalecimento socioemocional nas escolas para que possamos ter um ambiente escolar mais agradável”, relatou.
O aluno do 9º ano, Yan Bruno, de 14 anos, participou da palestra e destacou que a história de vida do palestrante motivou os alunos, contribuindo para melhorar o cuidado consigo mesmo. “Foi muito importante esse momento, onde aprendemos a lidar melhor com as nossas emoções e com as situações do nosso dia a dia”, contou.
A formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação está em seu segundo módulo e inclui palestras, workshop, dinâmicas, oficinas, recursos pedagógicos, grupos de trabalho específicos para cada profissional da escola e o suporte de especialistas que estão percorrendo as escolas do município, levando orientações sobre o fortalecimento socioemocional.
Deixe seu comentário