Ganhar uma medalha de bronze deu um novo impulso na vida dos estudantes Mayconn Cardoso Soares, 17 anos, e Felipe Machado Silva, 16 anos, estudantes da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, de Palmas. Eles são medalhistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na edição de 2021, o Tocantins alcançou duas medalhas de ouro, sete medalhas de prata e 63 medalhas de bronze.
Esses alunos contaram com a orientação do professor de Matemática Diego Porto Veiga, que mesmo com as escolas funcionando na modalidade híbrida, conseguiu mobilizar os estudantes a participarem da olimpíada. “Esses alunos já tem um diferencial, por isso, incentivo os estudantes a participarem das olímpiadas e concursos internos ou externos. Na escola promovemos no ano passado uma gincana no formato online, visando motivá-los a estudarem e pesquisarem mais. Este ano, vamos mobilizar todos os alunos da escola para que participem da próxima edição da OBMEP”, explicou o professor Diego.
O estudante Mayconn contou que estudou em casa, duas a três horas diárias, os conteúdos propostos pela comissão da olimpíada. “Ter uma medalha nos motiva. E a cada ano que participamos da olimpíada, aumenta o nível de dificuldade das questões, e aí, teremos que estudar ainda mais”, contou Mayconn.
Felipe já tinha ganhando uma medalha de prata na OBMEP, em 2018 e fala do impulso que a olimpíada proporciona na vida acadêmica e também ressaltou o retorno das aulas presenciais. “Vamos continuar participando da OBMEP e buscando sempre aprimorar mais. As aulas presenciais nos aproximam mais da escola, nos sentimos até mais motivados”, frisou.
Professor premiado
O professor Diego Porto Veiga também foi premiado na OBMEP 2021, juntamente com mais 18 docentes do Tocantins. O prêmio representa uma valorização ao trabalho desenvolvido por ele com referência à olimpíada. Diego receberá como prêmio um diploma e um livro de apoio à formação matemática.
OBMEP está com as inscrições abertas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas para a edição de 2022. Podem se inscrever estudantes que estejam cursando do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio, matriculados em instituições públicas ou privadas.
A inscrição deverá ser realizada pela escola no site www.obmep.org.br até o dia 17 de março. Esta 17ª edição da olimpíada premiará estudantes com 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. E todos os estudantes contemplados com medalhas serão convidados para participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr) com incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos alunos.
A OBMEP foi criada em 2005 e é uma realização da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Programa de Iniciação Científica Jr.
Mayconn, Felipe e os 72 alunos medalhistas do Tocantins podem se inscrever e participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Por meio desse programa, os estudantes recebem treinamentos no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico. Eles participam das atividades orientadas por professores qualificados de instituições de ensino superior e da área da pesquisa.
Também muitos estudantes medalhistas alcançam o ingresso nas universidades com mais facilidade, como foi divulgado pela OBMEP.
Deixe seu comentário