Os diretores das unidades de ensino da rede estadual estão em Palmas participando do seminário “PROFE Líderes: Formação de Gestores Escolares”, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O evento teve início na manhã dessa terça-feira, 9, e prossegue até sexta-feira, 12, no Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya e na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.
Participam da formação os aprovados no processo seletivo de diretores, realizado em 2023, e equipes pedagógicas da Seduc. O seminário tem como objetivo alinhar os trabalhos nas unidades escolares com foco na melhoria dos índices educacionais da rede estadual de ensino.
Entre os temas abordados destacam-se: Gestão Escolar – Desafios do Planejamento Coletivo e a Integração entre a Comunidade Escolar; As Relações Funcionais de Vínculo: Direitos e Deveres; Indicadores de Qualidades Educacionais; Gerenciamento de Emoções e Estresse no Ambiente Educacional; Planejamento Pedagógico e Preparação de Conteúdos com Ênfase na Inclusão Escolar; Metodologias, Estratégias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais entre outros.
O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, fez-se presente na abertura oficial do evento, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, e destacou a importância do seminário. “Estamos qualificando nossos servidores, por meio da Universidade Estadual do Tocantins, neste primeiro momento. São os diretores e coordenadores escolares que irão conduzir a educação, após terem passado por um processo de seleção, que considerou o ensino e a aprendizagem como pilares de nossos valores culturais, respeitando as individualidades de cada região”, destacou.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, comentou sobre a importância do gestor escolar e do trabalho integrado com as demais equipes pedagógicas. “Queremos que os diretores desenvolvam um trabalho completo, de forma harmoniosa e compartilhada. Contamos com diretores que foram aprovados no processo seletivo e isso garante maior segurança para o desenvolvimento do plano de trabalho. Espero que o trabalho seja realizado em conjunto com todas as equipes escolares”, enfatizou.
Para o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, a formação representa um marco na história da educação do Tocantins. “É um marco histórico de proatividade em prol da educação do Tocantins. Parabenizo a todos por essa ação de desprendimento, especialmente à Secretaria da Educação, por esta formação, para melhorar os resultados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Isso é de nossa responsabilidade, construir uma educação de qualidade para todos”, destacou.
O diretor da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, Bruno Rodrigues Rosa, de Nova Rosalândia, pertencente à Superintendência Regional de Educação de Paraíso do Tocantins, destacou a importância da formação para os gestores escolares. “É uma oportunidade para a discussão de novas ideias e, a partir disso, propor ações que ajudem a melhorar as atividades voltadas para o ensino e aprendizagem”, destacou o diretor.
A diretora da Escola Estadual Ana Maria de Jesus, de Alvorada Tocantins, Cristiane Meireles da Rocha, falou sobre a relevância da formação. “Vai preparar melhor as equipes para tomadas de decisões nas unidades de ensino, para que seja desenvolvido um trabalho de maneira alinhada ao sucesso da aprendizagem e da transformação social”, ponderou.
A diretora Leidivan Dias Luceno, da Escola Paroquial Luiz Augusto, de Araguaína, destacou que “é importante ter uma formação nesse formato no início do ano letivo, para que todos possam desempenhar as atividades de forma alinhada e com maior segurança”, finalizou.
Deixe seu comentário