Para reduzir a fila de espera por atendimentos especializados na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o programa Equipes Multiprofissionais na Atenção Básica (eMulti) e disponibilizará 11 especialidades nas Unidades de Saúde da Família do município, ampliando também os serviços de fisioterapia.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde finalizou a contratação de mais de 60 novos profissionais que irão compor as equipes, sendo 5 equipes ampliadas e 10 estratégicas. Com isso, as Unidades de Saúde contarão com atendimentos especializados que até então estavam disponíveis apenas na Policlínica, como psicologia, neuropsicólogia, fonoaudiologia, pediatria, geriatria, nutrição, assistência social, cardiologia, psiquiatria, terapia ocupacional, dermatologia, endocrinologia, farmacêutico e fisioterapia, sendo que estas duas últimas já possuem, mas com o programa aumentou a quantidade de profissionais, ampliando o serviço.

Para conseguir atendimento especializado, os pacientes deverão seguir o trâmite normal da regulação: passar por uma consulta na USF, avaliação médica e, se encaminhados, aguardar a autorização e o agendamento.

A secretária Municipal de Saúde, Luana Nunes, enfatizou que a gestão vem trabalhando constantemente para ampliar os serviços de saúde no município. “Desde o início do ano, estávamos trabalhando para colocar esse programa em prática, pois essas equipes, compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, vão atuar de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde, melhorando ainda mais nossos serviços”.

Além de atender a população gurupiense, Gurupi também será polo de atendimento para os municípios de Talismã, Formoso do Araguaia, Cariri do Tocantins, Dueré, Sucupira e Aliança do Tocantins.

Deixe seu comentário