Policiais Civis da 8ª DEIC, ao centro, com participantes do curso - Foto: SSP/Governo do Tocantins
Policiais Civis da 8ª DEIC, ao centro, com participantes do curso - Foto: SSP/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 12, policiais civis da 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (8ª Deic), de Gurupi, coordenados pelo delegado-chefe da unidade especializada, Rafael Falcão, ministraram treinamento de noções de técnicas de entrada, deslocamento e combate em ambiente fechado – CQB para a equipe de Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Delegado-chefe da 8ª DEIC ministra treinamento a policiais militares da Força Tática - SSP/Governo do Tocantins
Delegado-chefe da 8ª DEIC ministra treinamento a policiais militares da Força Tática – SSP/Governo do Tocantins

De acordo com o delegado Rafael Falcão, o objetivo do treinamento foi repassar técnicas específicas de Closed Quarter Battle (CQB), combate em ambiente fechado, da sigla em inglês, garantindo maior segurança às equipes policiais quando adentrarem em algum imóvel para o desempenho de suas funções.

No decorrer da instrução, o delegado ressaltou a importância de treinamentos dessa natureza, afirmando que a ocorrência mais importante é a próxima e a missão mais importante é voltar para casa. “Todo conhecimento repassado visa a proteção da vida dos policiais, diminuindo ao máximo possível os riscos inerentes à um adentramento, adequando técnicas já utilizadas conforme a realidade do efetivo e doutrina do grupo”, ponderou delegado Rafael Falcão.

O tenente-coronel W. Costa, comandante do 4º BPM agradeceu o empenho das equipes da 8ª Deic, mencionando, inclusive, a diminuição dos números de crimes do ano anterior, como a redução de quase 50% nos índices de homicídios e que a instrução, mais que conhecimento, é a renovação dos votos de irmandade entre as instituições e que o 4° BPM está à disposição da Deic e da Polícia Civil para qualquer demanda.

Para o delegado Rafael Falcão, ações como estas são de suma importância para que as forças de segurança do Tocantins se mantenham sempre preparadas e atualizadas com a melhores técnicas policiais, a fim de desempenhar suas funções com ainda mais qualidade no combate à criminalidade. “Treinamentos dessa natureza reforçam o comprometimento da Polícia Civil e Polícia Militar no sentido de reduzir ao máximo a incidência de delitos e contribuir para um ambiente pacífico e ordeiro”, destacou.

Deixe seu comentário