Na última sessão na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Gutierres (PDT) levantou uma questão que gerou discussão acalorada: a modificação do nome do Hospital Geral de Gurupi, atualmente dedicado a Ivo Carlesse.

O parlamentar argumentou que a mudança é essencial para melhor refletir a identidade local, alegando que o nome atual não captura adequadamente a história da cidade.

Confira o vídeo publicado pelo deputado:

“Fomos votos vencidos, mas vamos continuar nossa luta para alteração do nome e colocar o nome do Dr.º João Neves”, declarou Gutierres.

Mas quem foi Dr. João Neves?

João Neves morreu em 2020, por Covid-19 — Foto: Divulgação/CRM

João Neves de Paula Teixeira nasceu em Santo Ângelo (RS), em 29 de outubro de 1950, filho de Osvaldina de Paula Teixeira e Jaime Neves Teixeira. Formou-se em Medicina pela Faculdade Católica de Pelotas em 1979 e mudou-se para o norte de Goiás antes da criação do Tocantins. Obteve o registro de nº 94 no Conselho Regional de Medicina (CRM-TO) em 15 de maio de 1989, dois meses após o conselho ser criado, tornando-se um dos médicos pioneiros no Estado.

O médico faleceu aos 70 anos, vítima de complicações de Covid-19, em 28 de julho, deixando um legado de coragem e compromisso ético com os pacientes e colegas de profissão.

Neves atuava como legista, na função de médico perito, no 7º Núcleo Regional de Medicina Legal em Gurupi desde outubro de 2003. Além disso, era concursado como médico no Hospital de Referência de Gurupi desde julho de 1994, exercendo com esmero o ofício de cirurgião e obstetra.

Fundador da Academia Gurupiense de Letras (AGL) em 30 de novembro de 1999, ocupava a cadeira nº 11. Também fez parte da primeira diretoria da AGL, como suplente do Conselho Fiscal. No matrimônio com Maria das Graças Teixeira, deixou três filhos: Yoshana Neves Teixeira, médica, Darjan Neves Teixeira, autônomo, e Shuiene Neves Teixeira, estudante.

A proposta de homenagear o Dr. João Neves ganha força e levanta debates sobre a importância de reconhecer figuras locais que deixaram um legado significativo na comunidade.

Deixe seu comentário