O Dia Nacional da Paz no Trânsito, é celebrado em 21 abril, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de atitudes mais respeitosas e gentis ao circular pelas ruas, seja você pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. Por isso, promover a tolerância, a gentileza e a paz entre todos é fundamental.

Dados levantados pela Gerência de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), apontam uma redução de 8,4% no número de óbitos registrados em sinistros de trânsito no estado nos três primeiros meses deste ano. São 109 mortes entre janeiro e março de 2024, enquanto no mesmo período de 2023 foram 119 vidas perdidas.

Lembrar do respeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é dever de todo condutor, dirigir com cuidado e atenção é indispensável para a segurança no trânsito. A convivência no trânsito representa riscos físicos, emocionais e financeiros para todos os envolvidos, sejam eles condutores, passageiros ou pedestres. É preciso consciência e responsabilidade para que esses trágicos índices diminuam.

Para o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, a data pede reflexão sobre a postura de todos quando o assunto é trânsito. “Todos os cidadãos devem repensar sobre suas condutas e atitudes, é dever de cada um contribuir para a redução do elevado número de sinistros e de mortes, devemos preservar sempre a vida e buscar tornar as ruas mais seguras para todos, um trânsito seguro começa com a atitude”, apontou.

Veja algumas dicas para promover a paz no trânsito no dia-a-dia:

Condutor:

  • Conheça e respeite as leis de trânsito;
  • Use sempre o cinto de segurança e cobre que todos os passageiros também utilizem;
  • Respeite os demais motoristas, pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito;
  • Pratique a empatia, a gentileza e o cuidado com o próximo.

Pedestre:

  • Seja prudente e atencioso em seus deslocamentos;
  • Atravesse sempre na faixa de pedestre ou em local seguro e apropriado;
  • Pratique a gentileza e a empatia, contribua para uma convivência harmônica no trânsito.

Deixe seu comentário