Um novo ano começou e o Programa Reeduca Tocantins, idealizado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), continua atuando em reformas e reparos de órgãos e espaços públicos com o trabalho de custodiados. Desta vez, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Seciju está colaborando com a reforma da estrutura interna e externa do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Tocantins, em Palmas. Ao todo, seis custodiados da Unidade Penal de Palmas estão trabalhando na obra.

O Reeduca Tocantins é um programa do Governo do Tocantins para utilização da mão de obra carcerária em obras públicas. Créditos: João Pedro Gomes/Governo do Tocantins

O Gerente de Execução e Fiscalização de Contratos da Seciju, Filipe Melo, é o coordenador da ação e explicou que os resultados do projeto são animadores e apontam que a capacitação profissional é o melhor caminho. “Ações como esta são tão positivas que, além da profissionalização dessas pessoas privadas de liberdade, quando eles se envolvem nestes projetos de capacitação não voltam a cometer erros como os que os trouxeram para cá. O resultado é sempre otimista”, destacou.

Já a Diretora de Papiloscopista da Polícia Civil, Naides César Silva, pontua que a parceria é de grande benefício para ambas as pastas. “A busca pela reinserção social é um dever do Estado e traz resultados positivos na segurança, além de ser benéfico para o custodiado, que pode ter a remição de pena por meio do trabalho. Com esta parceria, temos a mão de obra de privados de liberdade e, assim, conseguimos melhorar a infraestrutura do Instituto e a Seciju aprimora a capacitação dos custodiados com o trabalho prático. Agradeço ao superintendente Orleanes Alves, Thiago Sabino [chefe da Unidade Penal de Palmas] e o Filipe Melo que viabilizaram esta parceria importante conosco, por meio da SSP”, explica.

Reforma e capacitação profissional

Os custodiados da Unidade Penal de Palmas estão realizando serviços de pintura, corte de grama e limpeza no Instituto. As revitalizações ocorrem de segunda a sextas-feira em horário comercial. O custodiado N. C. S. é o responsável pela pintura do local e afirmou que a oportunidade é ótima para aprender.

“Temos a oportunidade de remição de pena por meio do trabalho, por isso trabalhamos reformas de prédios do Estado, e atualmente estamos fazendo o a do Instituto de Identificação, o que para nós é ótimo porque também estamos aprendendo novas profissões”, disse.

Reeduca Tocantins

Idealizado pela Seciju, o Reeduca Tocantins fomenta a utilização da mão de obra de custodiados do Sistema Penal tocantinense para a realização de reparos e reformas em órgãos e escolas estaduais. Lançado no início deste ano, o Programa tem como objetivo fechar parcerias a fim de dar um passo importante em projetos de reinserção social aliados às práticas de remição de pena, que reduzem o tempo do cárcere por meio do trabalho. Atualmente, os custodiados atuam na limpeza de ruas e na melhoria de praças e unidades penais, além de grandes reformas de órgãos públicos.

Deixe seu comentário