Enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Regional de Gurupi (HRG) participam de 14 a 28 de junho, do Curso de Atualização em Neonatologia. O treinamento tem o objetivo de capacitar os profissionais de saúde que prestam atendimento aos recém-nascidos com vistas a melhorar a qualidade de atendimento, diminuir as complicações neonatais e reduzir a mortalidade neonatal.

A capacitação está sendo ministrada por quatro enfermeiras do HRG e tem carga horária de 24 horas, sendo três dias de aulas teóricas e três dias de aulas práticas. Nas aulas práticas, os alunos usarão manequins de simulação realística.

A humanização dos cuidados com o recém-nascido é considerada desde o parto e o nascimento uma preocupação essencial, pois minimiza o impacto entre o mundo intra e extra-uterino e oferece continuidade no acompanhamento desta adaptação em seu crescimento e desenvolvimento infantil.

Segundo a supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Nicoly Aguiar, “é de extrema importância que a equipe de enfermagem esteja apta e atualizada a realizar uma avaliação de exame físico. O objetivo é capacitar a equipe de enfermagem quanto aos cuidados neonatais, usando a ferramenta de aulas expositivas e práticas, além do manejo do recém-nascido em estado crítico, incentivo ao aleitamento materno e orientação aos pais e responsáveis sobre a melhor forma de proporcionar cuidado com os recém-nascidos”.

O diretor geral do HRG, Fernando Mota, ressaltou o papel da neonatologia. “O objetivo é promover a saúde dos bebês para que saiam de alta sem sequela neurológica ou motora, sem danos cognitivos e com todas as características de um ser humano saudável, e as capacitações são uma forma de manter os profissionais atualizados e aptos para prestarem uma assistência de qualidade”.

Deixe seu comentário