O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, lançará nesta sexta-feira, 10, às 9 horas, o Programa “Jovens Protagonistas”. A primeira cidade a receber a equipe da Diretoria de Juventude para articulação e divulgação do programa será Arapoema, no norte do Estado, por meio da Tenda Jovens Transformadores.

A programação da Tenda, em Arapoema, terá a apresentação de cinco eixos constitucionais do Estatuto da Juventude no âmbito do município, com a participação dos serviços do Conselho Tutelar e Selo UNICEF, Conselho da Criança e Adolescente; Cras/Cadastro Único; Saúde, Cidadania e Juventude; além da Defensoria Pública. O evento proporcionará que a comunidade local possa interagir de forma direta com as políticas públicas voltadas para este público, por meio da Diretoria de Juventude e parceiros, além de terem ciência de seus direitos.

“A Secretaria de Juventude Municipal de Arapoema estará orientando sobre os cursos que já estão em andamento como informática básica, no Centro Municipal Educacional Iracema Demito, onde atendemos 224 jovens em um período de dois meses e meio, onde estaremos renovando e informando sobre essas novas vagas. Vamos também falar sobre os cursos de instalador hidráulico, mecânica de motor de motos e atendimento ao cliente que foram ofertados também para os jovens e adolescente e dos que serão ofertados no segundo semestre através do IFTO e da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude”, destacou o Secretário de Juventude de Arapoema, Emerson Bezerra.

Projeto Jovens Protagonistas

O projeto Jovens Protagonistas será expandido a todos os municípios tocantinenses e escolherá jovens de 15 a 29 anos, que deverão apresentar seus projetos com ações ligadas a diferentes áreas como cultural, ambiental, entre outras. “A ideia é fazer com que o jovem seja protagonista daquilo que ele defende e acredita, e assim incentivar ações sociais, culturais e ambientais desses jovens que transformam os seus espaços. Vamos fazer nos 139 municípios. Todos os jovens que tiverem interesse, podem se cadastrar e fazer sua inscrição. Vamos selecionar um jovem protagonista por município. Desses 139, um vai ganhar uma premiação para que ele continue com o seu projeto para que seja conhecido por toda a sua comunidade”, destacou Júlia Albuquerque, Diretora de Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude.

A ação beneficiará os jovens através da capacitação sobre políticas públicas para a juventude, protagonismo juvenil e elaboração de projeto-ação de transformação social, selecionando um projeto por meio de votação online popular que será premiado com um fundo semente no valor de R$ 5 mil reais. O objetivo está na valorização das ações dos jovens e fortalecimento das políticas públicas de juventude no Estado.

“É algo muito amplo. A gente pode transformar os nossos espaços, de várias formas. Então se você gosta da parte social, ambiental e cultural, e que você consiga transformar os seus espaços e a vida das outras pessoas, pode fazer parte do nosso projeto”, reforçou Júlia Albuquerque.

Deixe seu comentário